"O fato é simples: Nós também não nos conhecemos plenamente. Não sabemos o quão somos estranhos de nós mesmos. Não sabemos o que somos capazes de fazer, e muitas vezes não nos reconhecemos em determinadas atitudes."

domingo, 17 de julho de 2011

A DESPEDIDA


por Jailson Freire


Sim. Eu quero falar, mas falar apenas sobre o que é essencial. Falar sobre o que motiva. Sobre o que sublima. Falar sobre o melhor da vida... Sobre o que é estável e sábio. Falar sobre o que é límpido, fresco e cristalino.

Já não quero mais falar por falar. Não quero mais falar sobre dor... Sobre crise interior. Não quero falar sobre dramas e dilemas... Sobre angústias e intranqüilidades... Não quero falar sobre amarguras e maldades... Não quero falar de esperança inútil; não quero me enganar.

Não quero pensar sobre o que não pode existir. Não quero acreditar no inviável a menos que seja viabilizado por fé em Ti. Não quero exigir o que não me é de direito; não quero ser escravo dos meus desejos.

Não quero muita coisa pra ser feliz: As coisas costumam roubar a nossa felicidade. Não quero preocupação maior que a que eu possa alcançar com meus braços; quero andar descalço e decidir depois o que eu faço.

Não. Não desejo mais correr para alcançar o inalcançável; quem acredita alcança caminhando mesmo... Não quero mais assistir de camarote à guerra que acontece dentro da alma; as coisas se arrumam por si só; deixa o tempo provar.

Já não quero curtir expectativas inadequadas... Cansei de esperar. Vou ao encontro por essa estrada. Se Ele quiser eu sei que pode me dá...

Sei que um dia tudo acaba; tudo passa. Sei que um dia as luzes se apagam e sei que depois disso a porta será fechada e o silêncio será o som que sairá da minha boca, mas enquanto isso, vou cantando a canção que pode me dá esperança.

Enquanto isso, não vou mais chorar. Não vou mais falar de culpa e castigo. Não vou falar de pecado e perdão; sei bem o que é andar na contramão.

Não vou mais falar de choro e tristezas; vou apenas cantar a canção. Vou falar de sorriso e de vida. Vou falar de humor e alegria. Vou desprezar a crise e debochar da dor. Vou cantar o que fizer o coração pular. Vou contar o que fizer um irmão sorrir quando desejava chorar. Vou contar o amor e falar de humor. Vou divertir até suas lágrimas salgadas transformarem-se em doces lagrimas de alegria.

Resolvi mudar. Resolvi que quando meu coração se apertar vou me calar até que o cumprimento da "boa palavra" possa reanimar-me para mais uma rodada de piadas engraçadas.

O processo acabou. A lágrima secou... Já não há mais razão para eu morar aqui; nunca gostei mesmo de cavernas...

Agora tenho que ir.
"A esperança adiada desfalece o coração, mas o desejo atendido é árvore de vida." (Provérbios 13 : 12)

4 comentários:

  1. Meus parebéns por esta crônica. Expressa muito bem o estado de espírito dos muitos de nós que caminhamos almejando a essência dos dias...

    Deus te abençoe em tudo, irmão Jailson.
    Eder.

    ResponderExcluir
  2. parabéns por esta uma cronica. bem elaborado
    esencial para metitarmos no que é de fato o melhor para nossa vida aqui neste mundo

    Que Deus continue lhe concedendo graça , irmão Jailson
    [

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. DEUS TE ABENÇOE ,,,,,, JAILSON

    ResponderExcluir